Voltar | Home / Mídia / 6 projetos escolares inovadores na arquitetura

6 projetos escolares inovadores na arquitetura

6 projetos escolares inovadores na arquitetura

12 de junho de 2017

A escola é muito mais que um lugar de transmissão de conteúdo formal e disciplinar. Vivemos um período crítico de mudanças na educação, motivado pelo amadurecimento de conceitos educacionais e pela evolução da tecnologia. Assim sendo, a escola precisa formar cidadãos que sejam agentes de transformação num mundo globalizado, multicultural e em constantes mudanças. Nesse aspecto, é fundamental a criação de espaços humanizados, centrados no indivíduo, colaborando para a sua autonomia e estabelecendo adequadas relações psicológicas com o espaço como elemento fundamental do aprendizado.

 

A arquitetura por ser uma atividade multidisciplinar, incluindo na sua base a matemática, as ciências, as artes, história, entre outros, é muito importante para a criação desses novos espaços educacionais, pois junto com a orientação pedagógica ensina a praticar e promover o respeito, o acolhimento, a cidadania, a sustentabilidade e a valorização da diversidade humana.

 

No projeto de um espaço destinado a uma escola com base nessa nova sociedade além da humanização, muitos pontos são levados em consideração, como flexibilidade, infraestrutura, interatividade, conforto ambiental, acústico e térmico, sustentabilidade, incentivar a criatividade e a aprendizagem entre outros. Selecionamos alguns projetos que nos inspiram pela inovação e que já é praticado com sucesso no mundo inteiro.

 

MIDDLE SCHOOL / Pequim

 

 

VITTRA TELEFONPLAN / Suécia

 

 

FAMILY BOX / Pequim, China

 

 

COLÉGIO PIES DESCALZOS/ Cartagena, Colômbia

 

 

ØRESTAD GYMNASIUM / Copenhague, Dinamarca

 

 

COLÉGIO MIGUEL DE CERVANTES – São Paulo, SP

 

 

A acr arquitetura desenvolveu um projeto que ganhou o XII grande prêmio de arquitetura corporativa, para a reforma e ampliação do Colégio Miguel de Cervantes, onde conseguimos superar vários desafios e propor um solução que contempla sustentabilidade ambiental, acessibilidade e humanização em arquitetura escolar. Tudo isto ainda incorporando a missão, valores e cultura da organização.

 

Top