
acr arquitetura aposta no design biofílico em clínica diagnóstica de São José do Rio Preto.
20 de junho de 2018
A adoção de elementos naturais e recursos arquitetônicos podem proporcionar o sentimento de bem-estar, melhorar o desempenho e inspiração dos colaboradores no local de trabalho. Essa visão, que reforça a discussão sobre a psicologia no trabalho e nos escritórios do futuro, na verdade, destaca a tendência do design biofílico, que ajuda a resgatar a conexão homem-natureza. Biofilia significa amor (philia) à natureza (bio).
O termo foi popularizado pelo biólogo e professor da Universidade de Harvard, Edward Osborne Wilson, em 1984, num livro com o mesmo nome, publicado pela Harvard University Press. Nele, o estudioso descreve a biofilia como uma tendência natural do ser humano em voltar sua atenção para as coisas vivas: é a relação genuína entre o homem e a natureza e a necessidade de estar sempre conectado a ela.
Hoje em dia o design biofílico vem sendo aplicado em prédios corporativos, hospitais e escolas buscando criar ambientes modernos, que satisfaçam os funcionários e os ajudem a se sentir mais motivados. Apple, Google e Amazon, entre outras startups, são empresas que exploram o design biofílico no local de trabalho. Um bom exemplo na área da saúde é o Hospital Khoo Teck Puat Hospital, em Cingapura.
O uso do design biofílico em ambientes de saúde podem promover o bem-estar do paciente ajudando-o no processo de cura
O design biofílico foi alvo de pesquisa pela Fundação Robertson Cooper, instituição americana especializada em bem-estar. Os resultados mostraram que a presença de elementos que remetam à natureza em qualquer ambiente de trabalho impacta na produtividade, na criatividade, na motivação, na felicidade e no bem-estar. Imagine usar esse recurso em um espaço de cura e de atendimento à saúde?
Algumas instituições vêm apostando nisso. A revista Medical Construction & Design, em um artigo publicado em abril deste ano, constatou que “a exposição a elementos naturais, seja diretamente da natureza, seja de suas interpretações, auxilia no processo de cura dos pacientes, pode reduzir o estresse e melhorar resultados, como o alívio da dor”.
Tais resultados já foram comprovados, na década de 1980, por Roger Ulrich, professor de arquitetura e arquitetura paisagística, talvez o mais citado e influente pesquisador de design de saúde. Em um estudo científico, ele percebeu que pacientes que tinham janelas no quarto com vista para natureza tendiam a ficar menos tempo no hospital, tomar menor quantidade de medicamento para dor e demandar menos das enfermeiras.
Portanto é de extrema importância projetar um espaço de saúde que proporcione a sensação de paz, oferecendo não apenas um ambiente bonito e agradável, mas principalmente de acolhimento.
acr investe em imagens da natureza garantindo a sensação de relaxamento e acolhimento
E foi o que a equipe da acr arquitetura fez para seu novo cliente, a Unique Medicina Diagnóstica e Preventiva, que abriu as portas de seu negócio no último 18 de junho, na cidade paulista de São José do Rio Preto. Localizada num prédio de 4 andares, que somam 4 mil metros quadrados de área, o centro de diagnóstico oferece exames de imagens, como ressonância magnética, tomografia, medicina nuclear e ultrassom, e de análises clínicas.
Em 60 dias, a missão da acr arquitetura foi ambientar e enriquecer o projeto de arquitetura. Para que tudo funcionasse perfeitamente, o primeiro passo da equipe da acr foi se inteirar por completo do negócio do cliente para escolher as melhores soluções, pois a eficácia do projeto depende de intervenções que estejam conectadas e integradas no ambiente geral – não podem ser ações isoladas.
A acr apostou, por exemplo, em móveis desenhados sob medida pela Santé Mobiliário Hospitalar, priorizando a ergonomia e o conforto das pessoas, e painéis de madeira para “aquecer” os ambientes.
Mas o grande diferencial do projeto foi mesmo investir no design biofílico, trazendo a natureza para dentro do centro de diagnóstico. Imagens de árvores, plantas, flores e animais, entre outras, foram escolhidas para influenciar positivamente no humor das pessoas.
Conceito aplicado com sucesso!