Voltar | Home / Mídia / Contrato BTS (built to suit) em unidade do Fleury projetado por acr arquitetura.

Contrato BTS (built to suit) em unidade do Fleury projetado por acr arquitetura.

Contrato BTS (built to suit) em unidade do Fleury projetado por acr arquitetura.

22 de fevereiro de 2018

Em setembro de 2001, a unidade do Fleury Medicina e Saúde da cidade paulista de Santo André, no Grande ABC, se mudou para um casarão histórico de 1929 depois de seis anos no endereço anterior. Na época, era grande a necessidade de um espaço físico maior para aumentar a capacidade de atendimento.

Dezesseis anos depois, o Fleury precisou novamente expandir seus serviços, porém não havia como ampliar o casarão, que é patrimônio tombado. Então era necessário alugar outro imóvel que comportasse toda a sua infraestrutura clínica, com novos e modernos equipamentos, mas nenhum espaço parecia adequado. Por isso, o Fleury optou por um contrato BTS (built to suit) para a sua nova unidade.

 

BTS (built to suit) – quando um imóvel é construído sob medida para um futuro locatário

A solução foi optar pelo contrato BTS – built to suit, modelo de negócio em que o empreendedor imobiliário (o locador), reforma ou constrói determinado imóvel sob medida para o locatário, que previamente se compromete a ocupar o espaço. Esse tipo de negociação normalmente é praticado pela indústria ou pelo comércio e firmado por longo prazo: em média de dez a vinte anos.

O locatário, no caso o Grupo Fleury, se beneficiou com tal acerto porque não precisou imobilizar capital para ter instalações adequadas à sua atividade. E o locador teve a segurança do investimento restituído e do rendimento garantido diante do prazo do contrato de locação.

 

Arquitetura no BTS (built to suit): o projeto arquitetônico precisa atender às necessidades do locador, do locatário e do usuário final

Escolhido o lugar e acertados todos os detalhes contratuais e jurídicos com o proprietário, o Grupo Fleury propôs à equipe da acr arquitetura – parceiro estratégico há mais de 20 anos  – projetar um novo imóvel para suprir suas demandas, mas que seria edificado pelo dono do terreno.

O projeto arquitetônico teve, então, de atender simultaneamente às expectativas de dois clientes, visando ao sucesso do plano de negócio de cada um. Hoje em dia o arquiteto não pode ficar alheio aos interesses de quem o contrata: é preciso se inteirar de todos os pormenores do negócio para oferecer sempre as melhores soluções. E no caso da arquitetura hospitalar e de saúde nunca se pode perder de vista o bem-estar do cliente final, proporcionando-lhe uma boa experiência de atendimento.

 

Centro de Diagnósticos Fleury Santo André: projeto modular, flexível e expansivo

Um projeto arquitetônico na saúde independente do modelo de negócio, deve ser sempre modular e flexível, pois facilita qualquer mudança, permitindo que, no futuro, a unidade seja reformada, alterada ou expandida. Isso acontece porque o negócio em saúde está sempre em transformação.

O novo edifício, iniciativa da Potenza Investimentos Imobiliários que ficou sob a responsabilidade da Construtora Keeper, agradou a ambos, que acompanharam todo o processo de perto. Quarenta dias antes do previsto, um prédio de quatro lajes – duas destinadas ao atendimento ao público, uma no subsolo para estacionamento e outra com as áreas de apoio – foi finalizado com qualidade e bom resultado econômico.

A nova unidade Fleury de Santo André oferece, além de serviços clínicos, setores muito bem definidos: o feminino – com mamografia, ultrassonografia, colposcopia e densitometria óssea –, o de medicinal fetal – com cardiotocografia e ultrassom fetal –, o cardiológico – com ecocardiograma, mapa, teste ergométrico e holter –, o de provas funcionais ou curva glicêmica, além de ressonância magnética.

 

Layout inteligente: fluxo de atendimento eficaz.

Todas as áreas foram devidamente demarcadas para oferecer um fluxo orgânico, natural e completo, permitindo que médicos, colaboradores e usuários circulem com segurança por todo o edifício. Isto é, o layout “funciona” de forma inteligente e eficaz, otimizando espaço e tempo e trazendo melhor retorno financeiro para o cliente.  https://goo.gl/gZ9wwP

A realização desse projeto de arquitetura representa a confiança de mais de duas décadas do Grupo Fleury no trabalho entregue pela equipe da acr arquitetura. E que venham novos desafios.

Top