Voltar | Home / Mídia / Arquitetura, Arte e Cultura – Colégio Miguel de Cervantes

Arquitetura, Arte e Cultura – Colégio Miguel de Cervantes

Arquitetura, Arte e Cultura – Colégio Miguel de Cervantes

12 de abril de 2017

Novo Projeto para o Teatro do Colégio Miguel de Cervantes

Em 2014, a acr arquitetura desenvolveu um ambicioso projeto de ampliação do Colégio Miguel de Cervantes, numa área total de 60.000 m² na cidade de São Paulo.

Com quase 40 anos de história, o Colégio Miguel de Cervantes é uma das melhores instituições de ensino infantojuvenil de São Paulo e referência absoluta como escola bilingue em língua e cultura Espanhola.

Dentro desse amplo projeto de ampliação há um que destacamos aqui, pelo qual temos muito carinho, que é a modernização do teatro. O espaço estava muito desatualizado, necessitando de expressão e personalidade.

Transmitir o conteúdo formal, disciplinar, não é mais a única função da escola. Como instituição formadora de pessoas, ela deve possibilitar o acesso aos esportes e a cultura, que tem o teatro como uma das suas maiores manifestações.

O conceito arquitetônico teve como base transmitir a missão da instituição: formação de pessoas felizes e responsáveis, com sólidos conhecimentos, que possam ser agentes de transformação social, em um mundo globalizado e multicultural. E em paralelo, também os seus valores: sensibilidade aos avanços tecnológicos e às questões ambientais.

 

Espaço Cultural Multiuso

 

Além de uma atualização estética e tecnológica, o espaço deveria ser ampliado e estar apto para outras funções, como local para eventos, palestras, formaturas, e apresentações em geral. Um verdadeiro espaço cultural multiuso no centro do colégio, integrado ao dia-a-dia dos alunos e com facilidade de acesso também por visitantes.

A proposta considerou a ampliação da área de intervenção para a marquise que interliga o edifício ao corredor escolar (clusters) e a escavação do solo para que o palco ganhasse mais altura. No interior do teatro, os blocos de plateia ganharam inclinações maiores, com entradas acessíveis. O palco foi ampliado e totalmente redesenhado, com uma boca de cena completamente aberta e um proscênio com dimensões suficientes para atender as novas demandas. Os degraus ao longo de toda a boca de cena e a redução da altura do palco em relação a primeira fileira de assentos permitem uma aproximação maior do palco com os espectadores, criando uma atmosfera mais intimista, assim como localização do foyer, próxima aos clusters e a biblioteca, permite a interação entre as pessoas e garante a facilidade de acesso às pessoas que vem de fora para qualquer evento no teatro.

 

Atualização Estética, Funcional e tecnológica

 

Todos os revestimentos do teatro serão atualizados, agora mais modernos e atendendo as necessidades do ambiente, realçando as estruturas existentes. Os carpetes nas paredes e pisos foram substituídos por painéis amadeirados com tratamento acústico, em contraste com o piso e outros elementos em tons sóbrios de cinza e preto. Assim, a escolha dos materiais conferiu mais expressão, personalidade, acolhimento e também funcionalidade ao ambiente.

Para o sistema de iluminação cênica e para o suporte de elementos cenográficos foi projetada uma grelha cenotécnica que permite a fixação de vestimenta cênica, cenários e refletores, e que está integrada às varas de iluminação cênica com pontos de alimentação e distribuição de sinal digital utilizando conexões XLR, powerCON e Stage Pin.

Funcionando como uma extensão física e controlada do foyer, foi criado um pátio ajardinado com fechamentos envidraçados, decorados por imagens de ícones ibero-americanos relacionados às artes, como forma de integração visual e conceitual da cultura do colégio com o teatro, servindo de apoio tanto para os eventos como para o uso diário dos alunos que frequentam o colégio, pois é um lugar calmo e agradável para estudo e leitura.

 

 

A arquitetura desempenhando vários papéis

 

É muito clara a relevância das atividades culturais no desenvolvimento da sociedade. O teatro, como uma das mais antigas expressões culturais da humanidade, retrata o mundo de uma forma satírica, crítica e estimula a reflexão, sendo um agente transformador da sociedade, importante para a formação de cidadãos conscientes de sua história, com um olhar plural e abrangente do mundo e dos outros.

O teatro do Colégio Miguel de Cervantes, agora repaginado pela acr arquitetura, mostra o quanto a arquitetura contribui para a concepção e produção de ambientes humanos como suportes do desenvolvimento social, cultural e econômico, e para a valorização e conservação desses ambientes enquanto patrimônios.

 

 

Top