Voltar | Home / Mídia / Dr. Consulta, modelo de Clínicas Populares.

Dr. Consulta, modelo de Clínicas Populares.

Dr. Consulta, modelo de Clínicas Populares.

18 de maio de 2016

Que tal conhecer um pouco sobre um dos nossos clientes que não é só um dos nossos maiores cases de sucesso recente, como também um excelente modelo de negócios?

Bem-vindo ao Dr. Consulta.

O Dr. Consulta está conosco já há dois anos e temos orgulho de ter contribuído com a sua trajetória de sucesso.

Antes de contarmos o seu case, vamos contextualizar um pouco.

Clínicas Populares, o fenômeno.

Criticar o SUS é quase covardia. Elogiá-lo é que seria heróico (para não dizer impossível). Afinal como defender um sistema sucateado, em que o dito “beneficiário” tem de aguardar de seis meses a um ano para conseguir uma simples consulta?

Por outro lado, o Plano de Saúde é um “luxo” ao qual as Classes C e D ainda não conseguiram se permitir por iniciativa própria, a menos que usufruam dele como funcionários de uma empresa. Isto é o que se poderia dizer há cerca de um ano e meio, antes da deflagração  da crise econômica. Depois dela, podemos adicionar a este público potencial a imensa massa de desempregados que perderam seu plano de saúde, seja por se tratar de um benefício trabalhista, ou porque não conseguiram mais sustentar a manutenção do plano particular sem a sua fonte de renda primária. Segundo dados da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) , 800 mil brasileiros deixaram de ter planos de saúde no ano passado.

Qual a conclusão então? Terreno fertilíssimo para o sucesso das Clínicas Populares? Sim a princípio, mas a equação não é tão simples assim. Pra que este modelo de negócios seja lucrativo (afinal deve-se prosperar onde empresas e governos falharam), deve haver um equilíbrio fino de modo a reduzir todos os custos envolvidos, sem comprometer a percepção de qualidade por parte do cliente final.

E a acr arquitetura contribuiu significativamente para viabilizar o modelo de sucesso do Dr. Consulta. Entenda como.

Projeto Dr. Consulta

As Clinicas Populares foram inicialmente estruturadas como substituto viável de atendimento médico ao atendimento do SUS ou ao privado. No entanto, não substituem o atendimento de emergência ou internação. Porém atuam muito bem no nível inicial, diagnosticando e tratando problemas de saúde mais simples e comuns.

Hoje, no entanto, o Dr. Consulta ampliou este leque de serviços, oferecendo além de consultas, exames diagnósticos e de imagem, além de laboratoriais, a preços populares (por vezes até 5 vezes inferiores aos de um atendimento particular).

Atualmente a rede conta com 12 unidades, entre estruturas de pequeno porte onde ocorrem basicamente coletas para exames (a partir de 50 metros quadrados), médio porte onde além da coleta há de 6 a 7 consultórios (250 metros quadrados) e grande porte, onde além de coleta e consultórios, há também salas de procedimentos e alguns exames diagnósticos (a partir de 400 metros quadrados).

A nossa expertise em arquitetura hospitalar, bem como nosso conhecimento do fluxo de atendimento dos clientes foi determinante para o sucesso do projeto do Dr. Consulta.

 

07

 

O Dr. Consulta detém uma informação estratégica que é conhecer exatamente quanto tempo um cliente gasta em cada etapa do processo, então conseguem dimensionar com excelência o que precisam para atende-lo corretamente.

As unidades são formadas basicamente por uma primeira sala de espera onde o cliente efetua o pagamento, uma segunda sala de espera onde ocorre uma triagem rápida que agiliza o atendimento do médico, a consulta em si e finalmente a pós consulta onde são agendados exames e retornos.

Todo o layout do projeto é direcionado a fazer com que o cliente percorra este trajeto, no menor tempo possível (média de 40 minutos), e com percepção de eficiência, rapidez e qualidade nos serviços prestados. Como o cliente fica em trânsito durante o processo tem a sensação de que quase não esperou. Além disto é muito mais rápido e menos burocrático do que em outros lugares, porque não há necessidade de aguardar autorizações de terceiros.

Nossa atuação começa desde a prospecção e estudo de viabilidade do imóvel (que em geral são pré-existentes, ou seja, reformas), desenvolvimento do Estudo Preliminar, Projeto Executivo, contratação  e acompanhamento da obra até a montagem da clínica.

Nós ganhamos agilidade nos processos, porque já possuímos um Template desenvolvido do padrão Dr. Consulta, somos capazes de entender as demandas do cliente em qualquer espaço e adaptar  o template para cada aplicação específica.

Veja alguns exemplos de aplicação:

Este profundo conhecimento do negócio que nos permitiu desenvolver e adaptar com facilidade o padrão Dr. Consulta, além de gerar agilização das entregas (apenas 1 mês entre EP e PE) também possibilitou o desenvolvimento de novos formatos, como a unidade de imagem, unidade da mulher, e as versões pocket ou mini unidades (unidades de serviços rápidos, apenas para consultas e coletas, sem exames mais complexos).

Todas as unidades estão localizadas em áreas de grande circulação e concentração do público-alvo e também próximos ao sistema público de transportes (metrôs, estações de trem ou corredores de ônibus).

 

06

 

A expectativa é encerrar o ano com mais de 20 unidades em funcionamento, e aumentar a rede para 40 unidades em 2017.

Segundo o nosso sócio e responsável pela conta, Pablo Polop, a estratégia do Dr. Consulta foi acertada porque soube perceber e entender uma demanda latente em São Paulo por clínicas de qualidade a um preço ajustado à realidade de muitas pessoas. E o Dr. Consulta é um exemplo de como fornecer serviços de saúde às Classes C e D (em épocas de crise até a B também), com qualidade e ao mesmo tempo com lucros para a empresa, num sistema de “ganha ganha” que vem funcionando muito bem.

 

 

 

 

 

Top