Voltar | Home / Mídia / Expertise da acr arquitetura torna Núcleos Técnicos Operacionais em espaços funcionais e de vanguarda

Expertise da acr arquitetura torna Núcleos Técnicos Operacionais em espaços funcionais e de vanguarda

Expertise da acr arquitetura torna Núcleos Técnicos Operacionais em espaços funcionais e de vanguarda

07 de junho de 2018

Os Núcleos Técnicos Operacionais (NTOs) das grandes empresas de análises clínicas contam com equipamentos da mais alta tecnologia, oferecendo resultados mais precisos. As inovações não param: vão desde um sistema automatizado de esteiras, que conecta as máquinas nas quais os exames de são processados, até o uso da técnica de espectrometria de massas (MS) para aumentar a gama de análises e melhorar a produtividade.

 

Para atingir o nível de excelência desejado em seus serviços, o NTO necessita de uma estrutura física que siga rígidos controles de filtragem, temperatura e umidade, definidos pelas normas da Vigilância Sanitária, mas sem deixar de lado o bem-estar do colaborador que atua diariamente naquele espaço.

 

Assim são os projetos da acr arquitetura, autora do NTO do Grupo Fleury, no bairro do Jabaquara, São Paulo e no Shopping Nova América, na cidade do Rio de Janeiro e de muitos outros como na Beneficência Portuguesa de São Paulo – destinado para atender o hospital. Atualmente trabalha no NTO de reconhecida marca para 10 milhões de exames por ano.

 

Em todos os projetos, o ponto de partida foi o mesmo: equipe acr escutou atentamente o cliente e seus colaboradores para compreender os procedimentos e a rotina daquele ambiente de saúde e sua atividade antes de colocar as ideias no papel. Além do quebra-cabeça que é fazer o layout de um NTO, existe o quebra-cabeça técnico e legal para atender à demanda da prefeitura e de órgãos legais competentes.

 

Projeto de arquitetura prevê convivência harmoniosa entre máquinas e colaboradores

 

É preciso exercitar a empatia: ao se colocar no lugar do outro, o arquiteto consegue encontrar soluções arquitetônicas eficientes que possibilitem um dia a dia mais produtivo. Como resultado, obtém-se um layout inteligente, dedutível, em que todo o processo de trabalho flui melhor, permitindo maior agilidade tanto na execução das análises clínicas como na atuação dos colaboradores.

 

Em áreas técnicas, é fundamental proporcionar boas condições de trabalho para o profissional, pois ele precisa dividir o espaço com os equipamentos de forma segura e confortável – assim, tende a produzir mais e melhor. Para tanto, é primordial que o arquiteto se familiarize com os pormenores técnicos e operacionais, conhecendo como cada máquina funciona, se é barulhenta, se esquenta ou não e como é feita a sua manutenção.

 

O projeto precisa também se atentar à iluminação, exaustão e ventilação para cada setor, assim como determinar que tipo de infraestrutura e instalações cada equipamento precisa – para tanto, é essencial saber que tipo de resíduo a máquina ou o procedimento gera e que tipo de insumo e infraestrutura ela precisa.

 

Projetos da área da saúde precisam ser flexíveis para possibilitar futuras atualizações

 

Novos procedimentos e equipamentos acontecem constantemente na área da saúde, principalmente no que se refere ao NTO.É importante, então, que o projeto arquitetônico permita ajustes frequentes no layout, possibilitando que mudanças ou expansões ocorram de maneira ágil e limpa. Daí a necessidade de o escritório de arquitetura se manter constantemente atualizado no que há de mais moderno no ramo da saúde, tecnologia, arquitetura e construção civil para apresentar um projeto funcional e de vanguarda.

 

Top