Voltar | Home / Mídia / Grupo Fleury e acr arquitetura, mais de 200 mil metros quadrados de parceria.

Grupo Fleury e acr arquitetura, mais de 200 mil metros quadrados de parceria.

Grupo Fleury e acr arquitetura, mais de 200 mil metros quadrados de parceria.

03 de março de 2017

A parceria entre a acr arquitetura e o Fleury Medicina e Saúde já dura mais de 20 anos e é repleta de conquistas e desafios. Durante este tempo, foi possível vislumbrar tanto o crescimento da acr quanto do Grupo Fleury, que trilharam conjuntamente um caminho de inovação e melhorias no atendimento de clientes, tornando a acr arquitetura uma referência na arquitetura de redes e na arquitetura hospitalar.

Esse processo se deu pela multiplicidade de projetos desenvolvidos para a marca, que inicialmente tinha seu foco no atendimento do público A, e posteriormente ampliou seu raio de atendimento para públicos com outras faixas de renda, como o Centro de Diagnóstico a+, Clínica Felippe Mattoso, Weinmann, Labs a+, Diagnoson a+, Papaiz – Diagnósticos Odontológicos Por Imagem.

Além de ser responsável por grande parte dos projetos de toda a rede de atendimento, a acr também é responsável pela central técnica do Jabaquara, considerada um grande desafio e uma grande responsabilidade devido a sua complexidade.

Testemunhar e participar do crescimento e evolução do segundo maior centro de diagnósticos do Brasil é incrível, essa história merece ser contada e lembrada, portanto abaixo estão relacionados alguns spots que marcaram esta parceria.

 

O Início

Na década de 1990, o sócio-proprietário da acr, Antônio Carlos Rodrigues, teve seu primeiro contato com o então chamado “Laboratório” Fleury, quando foi convidado pelo arquiteto Eduardo Martins de Melo para participar do projeto da nova central técnica e administrativa do Jabaquara, com área construída de 12,5 mil metros quadrados, que viria a ser a mais completa e moderna área técnica do Brasil.

Em 2001, agora já como Fleury Medicina e Saúde, a unidade do Paraíso passou por um retrofit completo para transformar o espaço deixado pela antiga central técnica em unidade de atendimento. Em 2015 passa novamente por uma reforma, então somente para adequá-la à nova imagem da marca.

No período compreendido entre os anos de 2002 e 2008, a acr dedica-se aos projetos de unidades chamadas de satélites, unidades menores localizadas em bairros de origem dos clientes que usam suas mega unidades já saturadas. Aqui, a inovação vem com um atendimento mais ágil, em ambiente mais aconchegante, em unidades maiores.

 

Alternativas Sustentáveis e Humanizadas

O ano de 2008 é um divisor de águas para os projetos do Fleury, quando fizemos a primeira unidade certificada no rigoroso padrão internacional LEED Gold (Leadership in Energy and Environmental Design), que atesta construções sustentáveis, pautando-se na racionalização de recursos naturais atendidos por um edifício.

Em 2010, novamente uma unidade do Fleury recebe o LEED Gold, na unidade localizada em Alphaville. Na oportunidade também foi criado um novo conceito de mobiliário e design de interiores, inovando a arquitetura e o atendimento.

No mesmo ano, a acr é responsável pelo conceito arquitetônico da Rede a+ Medicina Diagnóstica, padronizando acabamentos, mobiliários e fluxos de atendimento, em sintonia com o branding desenvolvido para a marca. As unidades Paraíso, Heitor Penteado, Brigadeiro e Lapa merecem relevância por sua notoriedade, tamanho e alto grau de complexidade.

Em 2013, é inaugurada a unidade Ponte Estaiada e o Centro Integrado Cardiológico e Neurovascular, outro marco dentro do grupo Fleury, pois além de ser um novo produto pela especialidade da unidade, sua tecnologia e mix de serviços, conquistou pela primeira vez no Brasil, a certificação LEED Platinum, o mais alto nível de certificação concedido pela USGBC (U.S. Green Building Council), organização que estabelece normas para construções sustentáveis. Ao desenhar todo o interior e o mobiliário, a acr introduziu conceitos do novo branding da marca Fleury na arquitetura, lançando no mercado a nova imagem da marca através desta unidade. O projeto ganhou o “X Grande Premio de Arquitetura Corporativa” e “cases de Sucesso” do Grupo Mídia.

 

 

Reconhecido pelo cliente

Em 2013 a acr arquitetura foi vencedora no PERC – Programa de Excelência em Relacionamento com a cadeia de fornecedores. A iniciativa visa estimular o desenvolvimento e o amadurecimento das relações de forma sustentável com os fornecedores estratégicos do Grupo Fleury. Para a acr foi muito emocionante ter seu trabalho reconhecido, principalmente por um cliente tão importante como o Fleury.

 

Operacionalização e Criação e Processos

Em 2014, foi criado o Caderno de Diretrizes da Marca Fleury, reunindo todos os dados arquitetônicos e técnicos de cada ambiente da marca e a padronização das fachadas das unidades de atendimento.

Um trabalho hercúleo de compilação de informações com o objetivo de estabelecer parâmetros de qualidade e de linguagem para todos os ambientes e salas de exame. Para tanto, foram feitas maquetes eletrônicas para vizualização do resultado para cada espaço.

Outro projeto importante foi a grande alteração do layout da central técnica. Com o objetivo de potencializar sua capacidade produtiva, foram deslocados setores para ampliar outros, um enorme trabalho de quebra cabeça para melhorar fluxos, trocar equipamentos e adequar o espaço a crescente demanda, ação concluída no ano seguinte.

 

Adequação de Unidades Antigas ao Novo Conceito da Marca

Em 2015 é hora de dar continuidade à mudança de imagem das unidades de atendimento, com o projeto de retrofit de quatro unidades antigas e o desenho de outras três novas.

 

Expansão da Rede Fleury

Estima-se que nos próximos cinco anos, serão inauguradas aproximadamente 90 unidades do grupo, e a acr arquitetura terá uma participação importante no desenvolvimento deste projeto de expansão.

Em 2017 já foi entregue mais uma unidade do Fleury Medicina e Saúde, que integra o programa de ampliação, localizada na Av. Brasil, 216, em São Paulo.

 

ACR e Fleury: Trilhando um caminho de aprendizados e sucesso

Buscando uma arquitetura funcional e adequada às normas de vigilância sanitária, foi possível em cada um dos 257 projetos desenvolvidos para o Grupo Fleury Medicina e Saúde prover soluções cada vez mais completas. A gestão da saúde e bem-estar das pessoas com excelência, humanização e sustentabilidade fazem da rede uma das referências em saúde.

E qual o ensinamento que fica? Durante todos os anos de parceria e trabalho conjunto, a acr arquitetura conseguiu consolidar-se no mercado como um escritório de arquitetura multidisciplinar, com expertise em projetos na área da saúde, desde hospitais com alto grau de complexidade, centros de diagnósticos e de reprodução humana a laboratórios de análises clínicas, de genética e pesquisa. Com foco no aprimoramento de projetos para colaboradores e clientes, a acr desenvolve continuamente a habilidade em aplicar alternativas inovadoras no tocante à iluminação, humanização dos espaços, marcenaria e economia de recursos.

Durante toda essa empreitada de trabalho conjunto entre o Grupo Fleury e a acr arquitetura fica o sentimento de gratidão pela confiança no desenvolvimento em todos os projetos feitos até hoje e por todos que estão por vir. Ver um de seus principais clientes listado como o melhor Centro de Diagnósticos da América Latina é motivo de grande orgulho e alegria para a acr.

Valeu Fleury Medicina e Saúde!

Top