Voltar | Home / Mídia / A importância da Arquitetura no sucesso do dr. consulta

A importância da Arquitetura no sucesso do dr. consulta

A importância da Arquitetura no sucesso do dr. consulta

01 de junho de 2017

A acr arquitetura acaba de entregar mais uma unidade da rede dr.consulta, a primeira fora da grande São Paulo, agora na cidade de Santos, na Avenida Ana Costa. Além de serviços de análises clínicas e raio x, a unidade também oferece atendimento médico nas áreas de clínica geral, endocrinologia, ginecologia, pediatria, dermatologia, psiquiatria, gastroenterologia, neurologia e urologia.

Essa obra é mais um exemplo da bem-sucedida parceria estabelecida entre o dr. consulta e a acr, escritório de arquitetura responsável desde o começo por todas as unidades da rede, que até o final desse ano completarão 48 unidades. Vários ingredientes colaboram para esse sucesso, como a expertise da acr em arquitetura hospitalar e suas peculiaridades e o conhecimento do Dr. Consulta na área médica e de gestão.

 

O início do dr. consulta

 Com o cenário crítico do atendimento de saúde pública no Brasil, e a crescente massa de desempregados que perderam seu plano de saúde, seja por se tratar de um benefício trabalhista, ou porque não conseguiram mais sustentar a manutenção do plano particular sem a sua fonte de renda primária, surgiu o dr. consulta, a rede de clínicas que disponibiliza atendimento com hora marcada de clínico-geral e mais de 40 especialidades, exames de sangue, imagem, ultrassom e outros procedimentos, com profissionais e equipamentos de alto padrão, por preços acessíveis e localizações estratégicas. A rede, pioneira no Brasil com esse formato de clínica se destaca pelo respeito e cuidado com o bem-estar do paciente aliado a rapidez de agendamento e atendimento e à criatividade que torna todo o processo mais inteligente e menos custoso.

 

Parceria dr. consulta e acr arquitetura

A parceria com a acr arquitetura foi estabelecida em 2014, com a unidade de São Bernardo do Campo. Desde o princípio houve sinergia entre as equipes e desenhou-se um modelo de negócio diferenciado, com muito alinhamento e otimização. Estabelecidas algumas premissas como agendamento rápido, preços acessíveis, saúde com qualidade e fluxos inteligentes, a trajetória de sucesso começou.

Mas a equação não foi tão simples assim. Para que este modelo de negócios seja lucrativo (afinal deve-se prosperar onde empresas e governos falharam), deve haver um equilíbrio fino de modo a reduzir todos os custos envolvidos, sem comprometer a qualidade.

 

O passo a passo da excelência

De posse da informação estratégica de quanto tempo um cliente gasta em cada etapa do processo, foi dimensionado o que é necessário para um atendimento sem burocracia, mas com agilidade e excelência. A partir daí montou-se um modelo de unidade, com uma primeira sala de espera onde o cliente efetua o pagamento, uma segunda sala para a necessária triagem médica que direciona o atendimento, a consulta em si e depois a pós consulta, onde são agendados exames e retornos. É importante destacar que todo esse trajeto é percorrido pelo cliente em cerca de 40 minutos, conferindo uma imagem de organização, eficiência e cuidado com o cliente

A acr desenvolveu então um template padrão para o dr. consulta, que permitiu mais agilidade no atendimento das demandas do cliente, nos processos de entrega, assim como adaptação a novas unidade e formatos, dependendo do espaço escolhido.

A arquitetura contribuiu significativamente para viabilizar o modelo de sucesso do dr. consulta.

 

Arquitetura X Estratégia X Inovação

 A rede dr. consulta possui vários tipos de unidades. As chamadas “satélites”, nos supermercados extra Itaim e Brigadeiro, onde o espaço é diminuto, mas o fluxo de pessoas é grande e o trabalho é difundido, médio porte onde além da coleta há de 6 a 7 consultórios (250 metros quadrados), de médio porte, onde além de coleta e consultórios, há também salas de procedimentos e vários exames diagnósticos (em média 400 metros quadrados) e as de grande porte com exames mais complexos (entre 800 e 1000 metros quadrados). Entre as de grande porte estão, por exemplo, a unidades diagnóstica Santa Cruz, que oferece consultas, exames de ressonância magnética, tomografia, e colonoscopia, e a Teodoro Sampaio, que tem um Núcleo da Saúde da Mulher, além de consultas médicas. No momento está em obras a unidade Ibirapuera, que terá exames para um checkup físico completo.

É sempre importante que as várias unidades de uma rede sigam o mesmo padrão. Isso é necessário para a segurança e organização de fluxos inteligentes de atendimento e de trabalho e também para consolidação da imagem única de eficiência, agilidade e qualidade dos serviços prestados. Os cuidados da acr arquitetura são muitos, lembrando que padronização não significa imobilização, pois a atenção com a modernização e ao novo é constante e cada unidade tem o seu desafio.

 

A Democratização da Saúde

 Por ser pioneira, a rede de clínicas médicas dr. consulta acabou provocando uma revolução na saúde do Brasil, ao mostrar que é possível oferecer para a população serviços médicos acessíveis e de qualidade, respeitando e cuidando do bem-estar dos pacientes, ao mesmo tempo gerando lucros para a empresa.

Surgiram outras empresas similares na onda do seu sucesso, mas o dr. consulta, em parceria com a acr arquitetura, continua crescendo a passos rápidos, firme no zelo pela manutenção do seu foco na proposta de democratizar a saúde com qualidade.

 

 

Top