Voltar | Home / Mídia / Planejamento Urbano e sua importância no desenvolvimento de cidades sustentáveis.

Planejamento Urbano e sua importância no desenvolvimento de cidades sustentáveis.

Planejamento Urbano e sua importância no desenvolvimento de cidades sustentáveis.

26 de julho de 2017

O crescimento acelerado das cidades, principalmente de meados do século passado para os dias de hoje, trouxe inúmeros efeitos negativos para seus moradores, acarretando, entre outras coisas, a perda da qualidade de vida nas grandes metrópoles. Para tentar diminuir esses problemas, é cada vez mais importante a criação de cidades planejadas que sigam um modelo estratégico detalhado, com vistas a minimizar os problemas comuns de um processo de urbanização desordenado e assegurar seu funcionamento de modo harmonioso e sustentável.

 

Planejamento urbano sustentável

Considerada uma atividade multidisciplinar, o planejamento urbano analisa questões referentes às configurações estruturais e organizacionais, como localidade, saneamento, transporte, educação, vias públicas, policiamento, transporte coletivo, investimento, crescimento demográfico e industrial. Um plano diretor pretende “orquestrar” todas estas condicionantes com o objetivo de conduzir a cidade a um futuro que proporcione uma vida mais confortável, segura e principalmente sustentável no seu crescimento econômico.

 

O planejamento urbano considera que uma comunidade é um sistema interdependente entre seres vivos e espaço construído, sendo que o bem-estar de uma parte depende da qualidade da outra. A falta de um planejamento adequado prejudica e altera a qualidade de vida das pessoas além de causar vários problemas sociais, ambientais e ecológicos. É necessário o controle das diversas atividades e transformações que ocorrem nas cidades para respeitar os limites dos meios de sustentação naturais. Devido as evidências, as consequências ambientais da degradação da natureza passaram a receber grande atenção, elevando o nível de consciência dos governos e da população em geral para com os cuidados com o ambiente. Dessas atitudes dependerá a garantia dos recursos necessários para as gerações futuras.

 

O planejamento urbano e o crescimento desordenado

Um bom planejamento urbano traz inúmeros benefícios aos seus moradores, as principais cidades planejadas no Brasil são: Águas de São Pedro (SP); Aracaju (SE), Ariquemes (RO), Belo Horizonte (MG), Boa Vista, Brasília (DF), Goiânia (GO), Maringá (PR), Palmas (TO), Salvador (BH) e Teresina (PI). Mas infelizmente o crescimento desordenado de muitas delas não acompanhou as previsões do planejamento inicial, fazendo que os problemas de urbanização voltassem a fazer parte dessas cidades.

 

Exemplos de Gestão sustentáveis com sucesso, internacionais e brasileiros

No mundo é possível encontrar várias cidades que adotam gestões sustentáveis em algum aspecto. A cidade de Thisted, na Dinamarca, tem 100% de uso de energia sustentável, e em Zaragoza, na Espanha, o sistema voltado para a economia de água é eficiente.

No Brasil, a cidade de João Pessoa se tornou destaque na proteção de áreas ambientais. Curitiba, no Paraná, assim como João Pessoa, não nasceu como uma cidade planejada, mas passou por um processo de reestruturação que se tornou referência mundial, com um planejamento urbano voltado para a sustentabilidade. Ideias como o sistema de transporte público, bus rapid transit (BRT), o sistema de reciclagem do “lixo que não é lixo”, o programa Câmbio Verde e os faróis do saber, renderam à cidade apelidos como Capital Verde.

 

 

 

Top