Voltar | Home / Mídia / Modelo de negócio disruptivo na saúde com layout inteligente e dedutivo

Modelo de negócio disruptivo na saúde com layout inteligente e dedutivo

Modelo de negócio disruptivo na saúde com layout inteligente e dedutivo

28 de março de 2018

Do francês distuptif, o adjetivo disruptivo está ganhando espaço no vocabulário do mundo contemporâneo dos negócios há certo tempo. Ele se tornou sinônimo de diferente, inovador, arrojado, ousado. Sabem que palavras combinam bem com disruptivo? Facebook, Instagram, WhatsApp, Uber, Easy Taxi, Spotify, Netflix, Bitcoins, dr. consulta.

Todos esses negócios – mesmo sendo de áreas diversas – quebraram paradigmas, trazendo à tona um novo modelo de processos, mostrando formas diferenciadas de oferecer serviços ao consumidor. E encararam as incertezas de um mercado inexplorado, enfrentaram os riscos e se estabeleceram de maneira sólida.

Cabe à arquitetura estar a par desses novos modelos de negócios para criar projetos que possibilitem e sustentem uma boa ideia: os arquitetos são, sim, agentes co-responsáveis pelo resultado financeiro da empreitada.

 

Projeto arquitetônico viabilizando um novo modelo de negócio na saúde

Foi o que aconteceu com o dr. consulta. Sete anos após o primeiro endereço – hoje são 47 –, a rede de clínicas médicas conta com 1 milhão de consumidores cadastrados que usufruem de seus serviços. A disruptura da empresa foi simplificar e tornar acessível o acesso das pessoas às consultas e aos exames clínicos, revolucionando o setor da saúde.

A acr foi responsável por viabilizar arquitetonicamente essa forma descomplicada de atendimento ao usuário, começando por sua vitrine. Quem caminha pela rua ou pelo hall de um shopping vê tudo o que acontece dentro de cada uma das unidades: pode-se observar o espaço e estabelecer o primeiro contato visual mesmo sem entrar.

Tamanha transparência leva o consumidor a conferir de perto o ambiente. De cara, ele toma ciência dos atendimentos prestados, preços e formas de pagamento. E a maioria sai com exame e consulta agendados. Essa facilidade em “entender” o negócio ocorre porque tudo foi devidamente alinhado e estruturado pelo projeto arquitetônico, que criou a identidade proprietária da rede por meio da padronização de cores e acabamentos, da comunicação visual, da sinalização e da forma de trabalhar e acolher os usuários.

É fato: em todas as unidades dr. consulta as pessoas percebem o mesmo fluxo, a mesma rotina e o mesmo processo de atendimento, sentindo-se seguras. Elas sabem com quem falar, o que fazer, como agir e por onde caminhar porque o layout é inteligente e dedutivo: tudo flui e “funciona” com naturalidade. Isso é resultado do trabalho da acr arquitetura, que teve a preocupação em antecipar as necessidades tanto de quem é atendido como daquele que presta atendimento.

 

Acr arquitetura e a nova unidade do dr. consulta na Avenida Rebouças

No último dia 20 de março, o dr. consulta abriu as portas de sua unidade mais completa: a da Av. Rebouças, 2.300, sentido bairro, entre as Avenidas Brasil e Faria Lima, na capital paulista. O antigo sobrado que cedeu espaço para o 47º endereço da rede foi totalmente reestruturado, com a eliminação, entre outros elementos, das colunas da fachada e da escada no centro da sala principal, possibilitando a transformação do espaço em ambiente de saúde.

Eis um exercício constantemente praticado pela equipe da acr arquitetura: cada unidade do dr. consulta apresenta demandas diferentes, tornando-se, assim, um quebra-cabeça único que deve ser montado seguindo-se a identidade da rede, essencial para o sucesso do negócio. Fazer mais do mesmo e manter o padrão acaba sendo, então, um grande e prazeroso desafio. A saída é encontrar as melhores soluções para driblar as adversidades.

Uma delas foi a necessidade de recuar o logotipo do dr consulta em 1 metro da fachada para atender a lei Cidade Limpa, que estabelece limites para propaganda e letreiros. A acr arquitetura criou então uma grande vitrine luminosa expondo a marca, no piso superior, adotando uma comunicação visual proporcional à avenida, ampla e com intenso fluxo de veículos.

 

Top