Voltar | Home / Mídia / Novidade na acr: agora o escritório de arquitetura também oferece gerenciamento da obra para seus clientes

Novidade na acr: agora o escritório de arquitetura também oferece gerenciamento da obra para seus clientes

Novidade na acr: agora o escritório de arquitetura também oferece gerenciamento da obra para seus clientes

09 de abril de 2018

Cada projeto é considerado único. Mesmo que tenha identidade proprietária definida, norteando todo o processo criativo e construtivo. Mesmo que seja o milésimo endereço de uma mesma rede de serviços. Cada projeto, na prática, tem suas peculiaridades. É preciso, então, ouvir atentamente o cliente, estudar detalhadamente o local onde será feita a obra e procurar antecipar quaisquer imprevistos.

Após o projeto ser aprovado e entregue, existem dois caminhos a serem tomados: pode-se contratar um construtor para executar o projeto – opção mais comum no mercado – ou um gerenciador que administrará toda a obra. Nos dois casos, o profissional será responsável pelo planejamento, pela execução, pelo monitoramento, pelo controle e também pela finalização da obra.

Todo esse procedimento torna-se ainda mais complexo quando o projeto é da área da saúde, pois as particularidades são muitas: não é uma obra civil qualquer. Por isso, com toda a sua expertise de mercado, a acr arquitetura decidiu oferecer a alguns de seus clientes o gerenciamento da obra visando manter as premissas definidas anteriormente.

Para tanto uma nova equipe, foi formada para atuar diretamente no canteiro de obras, administrando todo esse processo em total sintonia com o time de arquitetos responsável pelo projeto.

 

Peculiaridades da área da saúde exigem maior expertise por parte do gerenciador de obras.

A ideia de gerenciar a obra ganhou ainda mais força diante da demanda de um de seus clientes, o dr. consulta. Desde o começo, as unidades da rede de centros médicos foram reformadas em tempo recorde e muitas delas encontraram situações difíceis no canteiro de obras, que poderiam comprometer o andamento da obra.

As soluções, então, diversas vezes foram apresentadas pela equipe da acr, que possui total conhecimento do negócio. Resultado: tudo foi resolvido a contento, com as unidades sendo entregues nos prazos estipulados.

E não foi diferente com a 47ª unidade, recém-inaugurada na Avenida Rebouças, na capital paulista. A equipe da acr arquitetura em integração total com a Construtora responsável, Compacto Engenharia, garantiram qualidade e prazo, apesar da complexidade que envolve instalar uma máquina de ressonância magnética – equipamento caríssimo, de alta tecnologia, e muito sensível à sujeira.

 

Parceiros comerciais e colaboradores comprometidos, fluxograma de suprimentos e boa comunicação.

O sucesso de um canteiro de obras envolve diferentes fatores. Um deles é ter um time de prestadores de serviços e colaboradores realmente comprometidos com o projeto e dispostos a superar as adversidades com rapidez e profissionalismo. Acredite: a sinergia e o sincronismo entre as equipes fazem tudo fluir melhor e o projeto se tornar realidade.

Outro ponto importante é fazer a programação de aquisição de materiais e contratação de serviços – não dá para fazer tudo ao mesmo tempo! –, incluindo o cronograma de suprimentos.

A logística também merece muita atenção. Deve-se analisar cuidadosamente as características e limitações do canteiro de obras, o fluxo de pessoal e de materiais no local, o dimensionamento das instalações provisórias e a escolha dos equipamentos de transporte.

 

Soluções e não criação de mais problemas: esse é o lema do gerenciamento da acr arquitetura.

É preciso investir muito na comunicação e integração das equipes, acr arquitetura acredita que desafios em obra sempre ocorrerão, mas o objetivo do gerenciamento não é tão somente levantar os problemas, mas se antecipar a eles e solucioná-los. O cliente não quer nem merece problemas, precisa das soluções e é para isto que gerenciamos.

Top