Voltar | Home / Mídia / Arquiteto como parceiro estratégico do negócio

Arquiteto como parceiro estratégico do negócio

Arquiteto como parceiro estratégico do negócio

15 de agosto de 2017

Cada vez mais o arquiteto desempenha seu papel de parceiro estratégico do negócio de seus clientes. Uma prova disso foi o trabalho desenvolvido pela acr arquitetura para a nova sede da Copastur, empresa no segmento de viagens, na Rua Bela Cintra, em São Paulo. Devido a necessidade do cliente viabilizar a obra dentro de limites de eficiência de custos e prazos fora dos padrões, a acr sugeriu, como gestora, o modelo de contratação Design & Build.

 

O modelo Design & Build envolve as atividades de projeto e de construção desde o início, proporcionando maior envolvimento entre as partes e os objetivos do cliente, o que reduz a possibilidade de conflitos e problemas futuros, já que todos estão alinhados e o objetivo é compartilhado. Esse sistema é comum fora do Brasil, e garante controle de riscos, custos e prazos reduzidos por conta da inteligência no processo, fazendo com que o melhor da arquitetura caminhe junto com o melhor da engenharia. É o fim dos projetos não executados por terem preços muito altos de execução e de obras estressantes por mau planejamento.

 

A Copastur, tradicional empresa de turismo corporativo, antes localizada num prédio antigo e ultrapassado, ocupa agora 850 m2 em dois pavimentos de um edifício corporativo novinho, de primeira ocupação. O novo espaço foi inspirado no desenho dos aviões, adequado a área de atividade e objeto de coleção do proprietário.

 

O escritório foi projetado com linhas curvilíneas, moderno e tecnológico na medida das necessidades da empresa. Foram criados espaços claros, abertos, iluminados, com integração visual, com boa ventilação e circulação. As salas de reunião são envidraçadas, o mobiliário é ergonômico e há área para os prêmios conquistados pela empresa e para a exposição da coleção de aviões. Esses diferenciais agregaram valor ao projeto, proporcionando expressivo upgrade para a nova sede, em comparação a instalação anterior.

 

A obra foi realizada em 48 dias corridos através do modelo Design & Build, e foi desenvolvida pela acr arquitetura em parceria com a Lock Engenharia.

 

 

 

 

Top