Voltar | Home / Mídia / Projeto de saúde do escritório de arquitetura acr para a Fairfax Cryobank Brasil prioriza cumprimento de normas da Vigilância Sanitária.

Projeto de saúde do escritório de arquitetura acr para a Fairfax Cryobank Brasil prioriza cumprimento de normas da Vigilância Sanitária.

Projeto de saúde do escritório de arquitetura acr para a Fairfax Cryobank Brasil prioriza cumprimento de normas da Vigilância Sanitária.

12 de abril de 2018

A fertilidade é um assunto que vem sendo discutido cada vez mais cedo entre as pessoas que pretendem constituir uma família. Tanto que muitas mulheres vêm congelando os próprios óvulos antes mesmo de chegarem aos 30 anos para usá-los lá na frente, quando se sentirem prontas para serem mães. Outras também tomam essa decisão antes de passarem por algum tratamento médico, como a quimioterapia. E o mesmo acontece com os homens.

 

Congelar o material seminal é uma saída para quem se submete a procedimentos clínicos agressivos ou a cirurgias que possam comprometer a capacidade reprodutiva, como a de testículo ou de próstata. Há aqueles que sofrem de doenças degenerativas, de disfunção erétil e varicocele. E existem os que têm baixa concentração de espermatozoides ou decidiram fazer vasectomia e querem ter a possibilidade de, no futuro, ter filhos.

 

Há também gente que nunca pensou no assunto e, de repente, percebe que não consegue engravidar naturalmente. E, ao fazer exames, descobre que o problema é masculino. Assim como muitas mulheres optam pela maternidade sozinhas. A solução, nos dois casos, é encontrar um sêmen saudável para ver o sonho ser realizado.

 

Qualquer que seja o motivo, o assunto geralmente é tratado com muita reserva pelos envolvidos. E também pela equipe do Fairfax Cryobank Brasil, que prima pela privacidade de seus clientes. Seu novo espaço – projetado pelo escritório de arquitetura acr – fica no bairro paulistano de Moema. Localizado no térreo de um edifício comercial e com entrada própria, não apresenta nenhuma identificação na fachada. Isto é, só aparecem por lá pessoas que já entraram em contato com o banco de sêmen de forma virtual ou por telefone.

 

Laboratórios de andrologia e de criogenia precisam de atenção especial, de acordo com o escritório de arquitetura acr.

Após serem recepcionados, os clientes são conduzidos a uma sala de atendimento para obter mais esclarecimentos sobre os procedimentos e serviços oferecidos. Se a decisão é de coleta de sêmen, o homem é conduzido a um cômodo especialmente preparado para isso. Equipado com TV, vídeos e revistas, além de pia e mictório (exigência sanitária), a sala conta com bom isolamento acústico e oferece o conforto e a atmosfera de um quarto de hotel. Na parede, há um passthrough onde o sêmen colhido deve ser colocado para que a equipe clínica o leve para o laboratório, evitando, assim, qualquer constrangimento.

 

A área técnica do banco de sêmen apresenta instalações e fluxo de operações seguindo rigorosamente as normas da Vigilância Sanitária. O vestiário de paramentação antecede os dois laboratórios: o de andrologia e o de criogenia. Ambos têm iluminação, ar-condicionado, níveis definidos de pressão, controle de temperatura e umidade adequados para garantir a segurança do material e também dos colaboradores.

 

No primeiro, por exemplo, onde se cadastra e manipula o sêmen, preparando-o para o congelamento, é preciso ter uma pressão de ar positiva para excluir a menor possibilidade de contaminação. Já no segundo a pressão tem de ser negativa para tirar do ambiente o nitrogênio eliminado naturalmente dos tanques quando abertos. E, como o nitrogênio é um gás pesado, o exaustor foi colocado no nível do piso para manter o nível adequado de oxigênio no ambiente. É colocado um alarme do lado de fora do laboratório, que indicará se algo de errado estiver acontecendo no lado de dentro e o profissional de saúde pode checar pelo visor da porta o oxímetro.

 

 

O escritório de arquitetura da acr antecipa necessidades do cliente garantindo melhor fluxo do seu negócio.

Além dos sêmens congelados de seus clientes, a Fairfax Cryobank Brasil também armazena sêmens da empresa Fairfax Cryobank, que atualmente fornece material de doadores para centros médicos universitários de todos os 50 estados norte-americanos e de muitos países.

 

Para constar nesse banco, o sêmen doado passa por profunda análise, submetendo-se a diversos testes genéticos e de doenças infecciosas. Para ter uma ideia, a cada 200 doadores um só é selecionado. E todos possuem resumos e perfis médicos detalhados que podem ser acessados via internet.

 

As amostras comercializadas pelo Fairfax Cryobank Brasil – único distribuidor autorizado do Fairfax Cryobank – são criopreservadas e importadas da matriz americana, não possuindo amostras disponíveis para venda imediata. Isto é, só são encaminhados os sêmens previamente escolhidos pelos clientes.

 

Assim que chega ao Brasil depois de até 30 dias, o material é encaminhado em até 24 horas ao centro de reprodução humana – onde será feita a fertilização in vitro – determinado pelo cliente e seu médico. E tudo isso só acontece mediante autorização prévia expedida pela Anvisa.

 

O conhecimento de todo esse processo bastante normatizado norteou o projeto criado pela equipe do escritório da acr arquitetura, que antecipou todas as necessidades do cliente, orientando-o para que obtivesse o melhor fluxo do seu negócio.

 

 

Top