Voltar | Home / Mídia / Projeto premiado de arquitetura hospitalar.

Projeto premiado de arquitetura hospitalar.

Projeto premiado de arquitetura hospitalar.

25 de maio de 2016

Hoje vamos comentar sobre um outro projeto premiado no Wan Awards na categoria Healthcare, no ano de 2015 (a edição de 2016 ainda não foi fechada).

Trata-se do St. Charles Bend Cancer Center, situado na cidade de Bend, no Oregon, Estados Unidos. O Estado do Oregon fica no extremo Oeste, às margens do Pacífico. Possui dias ensolarados e noites frias, além de cenários deslumbrantes, com grande quantidade de florestas e montanhas de picos nevados, que convidam à prática de atividades ao ar livre.

Este projeto se apropriou muito bem deste cenário natural, trazendo vida e aconchego ao ambiente hospitalar, onde situa-se um centro avançado de tratamento de câncer, com procedimentos oncológicos (quimio e radio terapias). Este centro se transformou num oásis de esperança e saúde, atraindo não só pacientes, mas também os melhores profissionais especializados.

O design foi criado para representar um ambiente de cura e relaxamento, trazendo um clima de spa ao ambiente hospitalar, num belo exemplo de arquitetura humanizada e centrada no paciente.

Os arquitetos (da empresa ZGF Architects) utilizaram uma paleta de cores suaves, tons quentes, revestimento e mobiliário em padrões de madeira para aquecer o ambiente e escolheram cuidadosamente pinturas e fotografias de artistas locais, retratando as paisagens da região. Locais abertos ou envidraçados e amplamente ensolarados, aproveitam a iluminação natural e o calor, inclusive na área destinada à infusão de quimioterapia.

Quando o tempo permite, e se for da vontade do paciente, as sessões de quimioterapia podem ser aplicadas em ambiente externo, nos jardins da edificação. Há ainda um plácido lago contornando o jardim e áreas planas que convidam a um passeio revigorante. A visão da natureza é quase um lembrete do porquê vale a pena viver. Nas palavras do próprio Wan Award, uma cura para o “corpo e para a alma”.

Comentário acr.

Se você dispõe de uma bela localização como esta, explore-a ao máximo! Seria realmente um sonho poder erguer um templo de cura num ambiente como este, deixando que a natureza cumprisse a sua parte, amenizando o sofrimento humano.

Mas, como exemplos como estes são raros, vamos a algumas dicas visando humanizar os ambientes hospitalares, ainda que sejam plantados no coração da selva de pedra.

Top