Voltar | Home / Mídia / Unimed Santos ganha nova sede com conceitos arquitetônicos modernos e inovadores.

Unimed Santos ganha nova sede com conceitos arquitetônicos modernos e inovadores.

Unimed Santos ganha nova sede com conceitos arquitetônicos modernos e inovadores.

29 de setembro de 2017

A acr arquitetura fechou mais uma parceria de sucesso na área de medicina hospitalar, agora com a Unimed Santos, desenvolvendo uma moderna e inteiramente nova unidade de saúde que será construída na cidade, no bairro Vila Mathias, com inauguração prevista para 2019. No moderno edifício de sete andares serão empregados os conceitos arquitetônicos mais modernos e inovadores de sustentabilidade e eficiência, que fazem parte do DNA da acr, escritório especializado em arquitetura para a saúde.

O projeto, completo, prevê uma área de pronto atendimento, serviços de day hospital, centro de diagnósticos, quimioterapia e ambulatório de especialidades.

 

Desafio do projeto

 

O desafio maior desse projeto foi a dimensão e forma do terreno. O edifício foi projetado em um trecho estreito do terreno, deixando a área maior para um empreendimento futuro. Graças a um arsenal de estratégias de design, o desafio foi vencido e o projeto ficou ótimo.

No térreo criamos uma área coberta para embarque e desembarque de clientes, duas rampas de acesso ao subsolo, uma de entrada e outra de saída. O acesso de ambulâncias ficou nos fundos do edifício, com acesso por outra rua, separando diferentes demandas. Fizemos duas circulações verticais, uma na frente para clientes e outra nos fundos para funcionários e fornecedores, garantindo de novo que não haja conflito de fluxos operacionais.

 

Um projeto inovador e completo

 

O projeto prevê uma área de pronto atendimento que funcionará no térreo e no mezanino, e terá uma entrada de pedestres independente do resto do edifício. Contará com salas de observação com 16 leitos para adultos e 09 infantis, além de raios-x e sala para aplicação de medicamentos, curativos e gesso.

No térreo haverá um setor para atendimento de emergências, com entrada dedicada e capacidade para 04 leitos, uma sala para pequenos procedimentos e um quarto de isolamento.

No 1º pavimento ficará o centro de diagnósticos por imagem, que entre outros exames oferecerá ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultrassom, setor feminino e cardiologia. No 2º pavimento estarão análises clínicas e quimioterapia. Na área de quimioterapia haverá leitos destinados aos tratamentos com longa duração e poltronas destinadas aos tratamentos de curta duração. O setor das análises clínicas terá salas para coletas ginecológicas, salas destinadas ao público infantil, e salas para provas funcionais e de eletrocardiograma. O 3ºandar será dedicado ao ambulatório de especialidades, com consultórios, salas especiais para exames ginecológicos e para pacientes com mobilidade reduzida, além de aplicação de vacinas.

 

No 4º pavimento ficará o setor de reabilitação física, auditório e área destinada aos médicos, com área de conforto e vestiários de barreira conectado ao pavimento superior. No 5º pavimento ficará o Hospital Dia, com 03 salas cirúrgicas e treze leitos em apartamentos simples e duplos. No 6º pavimento está previsto um espaço para café para atender pacientes e familiares, e uma área destinada aos colaboradores, além de outras áreas de apoio à unidade, e o 7º pavimento será uma área prevista para futura expansão dos serviços, com um belo terraço com vista panorâmica para a cidade.

 

A acr priorizando a qualidade, eficiência e a humanização

 

Com cerca de 10.000m² de área total, o projeto prioriza a iluminação natural, o que expressa pelo uso de pele de vidro de alto desempenho em áreas de longa permanência. Aspectos de humanização foram inseridos com o uso de revestimentos acolhedores como madeira, porem sintética para garantir baixa manutenção e sustentabilidade, com o desenho de varandas e jardineiras na fachada, além de uma escada semi-aberta que permite a entrada de luz e ventilação natural.

Sempre atenta às normas vigentes para o setor de saúde, acessibilidade, segurança, funcionalidade dos processos e produtividade da equipe, acr arquitetura colocou sua experiência em arquitetura hospitalar a serviço de seu cliente.

 

Top