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Volanty, a startup que inovou a forma de vender e comprar carros seminovos.

Volanty, a startup que inovou a forma de vender e comprar carros seminovos.

04 de outubro de 2018

Tudo começou quando dois amigos de infância, Maurício Feldman e Antonio Avellar, após passarem por dificuldades ao vender seus automóveis, refletiram sobre tais dores e enxergaram no mercado do Brasil – cerca de 10 milhões de veículos seminovos negociados por ano – uma oportunidade de empreender de forma inovadora.

 

Foi assim que, em maio de 2017, nasceu a Volanty, com o propósito de facilitar a vida de quem deseja vender ou comprar um carro seminovo. Em um mercado com muita desconfiança e relações pouco transparentes, surgiu o modelo de negócio da startup fundada no Rio de Janeiro e que acaba de receber um aporte financeiro de mais de 19 milhões para expandir o seu negócio.

 

A missão da empresa é deixar o processo de venda e compra de carros seminovos mais fácil, transparente e seguro. Assumindo todo o processo, incluindo a parte “chata” da negociação e da documentação.

 

Novo modelo de negócios moderno e inovador revoluciona o mercado.

Com dois Centros de Atendimento no Rio de Janeiro, um em Botafogo e o outro na Barra da Tijuca, a Volanty já tem planos de expansão para outros pontos na cidade e em breve irá lançar seu primeiro na capital paulista na Avenida dos Bandeirantes.

 

A grande surpresa começa pelo espaço físico: nem de longe lembra as concessionárias com estoque de automóveis, rompendo com o modelo tradicional de comercializar veículos.

 

O processo começa com um simples cadastro no site, onde o cliente que vai vender o carro agenda uma inspeção em um dos Centros de Atendimento mais próximos. Lá, o carro é avaliado por um profissional do segmento (mais de 150 itens vistoriados) de forma criteriosa para garantir que esteja em ótimo estado para quem vai comprar. A Volanty trabalha exclusivamente com carros fabricados a partir de 2009 e com até 100 mil quilômetros rodados.

 

A Volanty fotografa seu carro, anuncia e negocia por você.

Os carros aprovados participam de uma sessão de fotos em um estúdio especialmente montado. As imagens – que seguem padrão visual com qualidade profissional – são utilizadas para anunciar o carro no site da Volanty e nos principais sites de venda de carro do mercado, incluindo os que têm anúncios pagos. Tudo por conta da Volanty, inclusive a negociação com os interessados. O cliente vai para casa com seu carro e espera a empresa entrar em contato quando um potencial comprador tiver interesse.

 

Para quem quiser comprar um carro, é só entrar no site e agendar uma visita para ver qual mais o agradou. Escolhendo qual carro vai seguir, a equipe da Volanty assume a negociação entre as duas partes, intermediando a visita ao carro (sem contato entre comprador e vendedor), cuidando da burocracia que envolve a papelada e também intermediando as questões do pagamento. A Volanty tem uma comissão de apenas 7% na venda do carro, que só é descontada quando o carro é vendido.

 

Projeto da ACR trouxe ainda mais transparência ao negócio.

Coube à ACR Arquitetura assinar o projeto de estreia na capital paulistana. Sua expertise na área da saúde – onde o layout dedutivo, a otimização de espaço e a experiência de atendimento são essenciais para o sucesso do negócio do cliente – fez a diferença nesse desafio varejista. A previsão é que, até 2019, a Volanty tenha 15 endereços entre as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, sempre em locais estratégicos.

 

A ACR traduziu para o “físico” todo o processo de compra e venda de veículos. Da chegada do carro a ser inspecionado até a sua liberação, tudo é arquitetonicamente conduzido com clareza e fluidez, não deixando dúvidas de como é conduzido o trâmite comercial. Tanto que a unidade é toda envidraçada, reforçando ainda mais a transparência do negócio.

 

Vale destacar o estúdio de fotografia. Em formato oval, foi montado no centro da loja e se integra totalmente ao fluxo de atendimento e avaliação do veículo.

 

Enquanto espera a inspeção, o proprietário pode se acomodar em uma das poltronas perto da vitrine e conferir os veículos expostos ou interagir com o totem que traz o portfólio on-line Volanty – quem sabe ele não fecha outro negócio?

 

Para momentos de privacidade, a ACR Arquitetura criou dois espaços para reunião: uma minissala, perto da saída do espaço, e outra maior, no mezanino, onde também fica a equipe administrativa da startup. Tudo muito confortável e acolhedor, transformando definitivamente a experiência de comprar e vender carros.

 

 

 

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