Fleury Medicina e Saúde: Padronização das fachadas

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O Fleury Medicina e Saúde é cliente da acr arquitetura desde 1998. Durante todos esses anos, o objetivo foi inovar para corresponder às expectativas do Grupo. Em 2013, a proposta foi a de redesenhar as unidades de atendimento, utilizando como base o novo conceito branding, criado pela GAD Design para a marca Fleury.

Antigo e novo logotipo:

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O desafio

Durante seus mais de 80 anos de existência, o Fleury Medicina e Saúde se expandiu de forma nem sempre ordenada e configurou uma rede em estilos e modelos diversos. Além disso tinha lojas de shopping, casas antigas, espaços corporativos e prédios próprios. Neste cenário, o grande desafio era padronizar as fachadas.

Metodologia

Três unidades amplas e de rua tinham uma linguagem similar e condizente com o novo conceito. Neste contexto optou-se por implantar a atual padronização, se adequando ao que já havia nestes espaços, gerando uma economia na reforma destes imóveis, considerando que eram projetos recentes, com um desenho contemporâneo e com a presença predominante da cor branca. No projeto de reforma externa das demais unidades criou-se uma uniformidade entre elas.

Unidades coerentes:

Unidades desconexas

O resultado

A identidade determinava a predominância da cor branca e foram introduzidas novas cores, como o Magenta, presente no novo logotipo Fleury.

O projeto de padronização das fachadas então tratou de “encapar” os imóveis de forma a minimizar reformas sujas e caras, além de evitar desperdícios. Seguiu-se um desenho limpo, geométrico, reto e com muito branco, com a presença de madeira (como tom de humanização). O novo elemento, a cor magenta, funcionou como “link” entre as unidades entre si e anunciar a mudança que o branding preconizava.

Foi criada uma espécie de “clipe” magenta nas fachadas. Sempre em posições de destaque, além disso, padronizamos também a forma de apresentar o logotipo.

O resultado foi uma rede de atendimento personalizada e alinhada com os valores e posicionamento da marca.

 

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